10 dezembro 2010

Dicas para viver bem (feliz e saudável)


Está com medo da balança? Confira as metas para Educação Alimentar!

O verão está chegando e só agora na primavera temos a noção do "estrago" que foi o inverno: pneuzinhos e quilinhos acima do desejável. Isso não significa que você está em obesidade ou vai explodir.
As pessoas tem que ter consciência que, o excesso de peso muitas vezes faz mal a saúde. Ele é a porta de entrada de problemas de saúde como: diabetes, hipertensão, dor nas articulações entre outras.
Por isso devemos tomar cuidado para nos prevenir. Isso também não significa que você deve ser muito magro ou possuir manequim de modelo. Saibam, há pessoas, mesmo magros, tem mais problemas de saúde do que uma outra pessoa "fofinha". Entenderam?
A educação alimentar é sempre ideal, pois a grande parte da população não se alimenta da maneira correta. E são pequenas mudanças no hábito alimentar, que proporcionam não só o controle ou perda de peso, mas também mais saúde.

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia. (para manter o metabolismo trabalhando);
2) Frutas na sobremesa e nos lanches. (um jeito + saudável, consumindo o açúcar das frutas) ;
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar. (fibras e sais minerais!);
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão. (o excesso de proteína faz mal);
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação. (todos os alimentos tem gordura, cuidado com as porções);
6) Modere nos açúcares e nos doces. (elevam a glicemia,pode causar diabetes e problemas na imunidade);
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio. (pode causar a hipertensão/ pressão alta);
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada. (2 a 3 porções ao dia);
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral. (tem mais fibras e minerais);
10) Coma uma porção de leguminosas por dia. ( possui proteinas e fibras);
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário. (fígado regenera, mas os outros órgãos não!);
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia. (hidrata e "limpa" o seu organismo);
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. (gastar energia faz bem);
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar. (só temos dentes na boca, por isso devemos triturar bem os alimentos para ser adequadamente digiridos e absorvidos).


Seguindo essas 14 dicas meus queridos, vocês podem até não perder peso imediatamente mas, com certeza já consegue manter o peso e ou perder lentamente (a medida que você pratica atividade física, pode acelerar mais o processo).

Fonte: Globo Repórter.

Beijos lindas! Espero que gostem!

Vika

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, estou com uns quilinhos a mais, precisando mesmo comer mais verduras e frutas. bjs.

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