10 maio 2011

Saúde: Gastrite, cuide do seu estômago

Nos dias de hoje diante de tanta correria e muita ansiedade, a gastrite virou uma doença comum. Porém, é muito perigosa, não cuidada corretamente pode acarretar em uma úlcera ou câncer e levar a morte.


"A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como uma resposta normal do organismo quando ocorre uma agressão à sua integridade. Entretanto, essa resposta normal pode levar ao desenvolvimento de sinais e sintomas característicos dessa doença. A agressão que desencadeia o processo pode ser aguda ou crônica e, de acordo com seus tipos, podemos classificar as diversas formas de gastrite."

As causas podem ser:

  • Uma bactéria chamada Helicobacter pylori que vive dentro da camada de muco protetor do estômago.
  • Uso regular de aspirina e/ou anti-inflamatórios não-esteróides( o meu pai teve úlcera porque o médico receitou A.S para dor de cabeça e acabou com o estômago dele.)
  • Álcool
  • Gastrite auto-imune: quando os anticorpos criam fatores para combaterem agressores externos. Algumas vezes, os anticorpos podem combater as próprias células do organismo.
  • Outras infecções: a gastrite pode ser causada por outras doenças como: turberculose, sífilis, vírus, fungos e outros parasitas.
  • Formas raras: "gastrites linfocítica e eosinofílica; a gastrite granulomatosa isolada; e a gastrite associada a outras doenças como a sarcoidose e a doença de Crohn."
  • E a gastrite aguda: causada em pacientes que ficam internados por um longo período.

Sintomas:

Dores e desconforto na região do abdome, náuseas, vômito, sensação de "enchimento" após refeições, queimação e se for mais grave (hemorrágica), sangue nas fezes (ficam escuras) ou vômitos.

Desconfio que eu sofra desse mal, sinto azia e queimação quase todos os dias. Pesquisando sobre o assunto,  descobri que alguns alimentos podem "ajudar" a gastrite a piorar.

Para evitar esse tipo de problema, siga algumas recomendações:

Sucos com corante, tipo Tang são grandes violões. A combinação com biscoitos "Elma Chips" são praticamente uma bomba. Os conservantes desses alimentos podem piorar a inflamação.

Nunca me esquecerei da aula de ciências na quarta-série, a professora explicando que o chiclate faz com que o estômago "pense" que vai ter trabalho e fica produzindo suco gástrico à toa. Esse ácido é super nocivo as paredes do estômago.

A pimenta e outros condimentos como mostarda, temperos prontos e etc, causam a mesma coisa que os corantes dos sucos.

Ah, o açúcar... Até o meu chocolate é vilão. Eu já tinha notado que sempre fico com azia depois de comer brigadeiro ou chocolate. Mas não é só ele, bolos, biscoitos, sorvetes e etc tem a digestão rápida, podendo assim, aumentar a fermentação intestinal.

Leite e seus derivados. Outra coisa que acontece muito comigo: queimação depois de tomar leite de noite ou de manhã cedo. De manhã cedo é pior ainda, sinto dor no estômago. É horrível!

Muitos vegetarianos dizem que a carne apodrece dentro do nosso corpo por causa da digestão. Se é verdade ou não, realmente não sei. Mas, de fato elas demoram mais na hora da digestão. Isso pode causar desconforto e sensação de "barriga pesada".

Frituras e frios como salaminho, salsicha, mortadela também devem ser evitados. A fritura nem preciso comentar, né? Lembro que quando meu pai saiu do hospital e entrou de dieta por causa da úlcera, deixou de comer frios. Principalmente queijo amarelo que ele gosta muito.

Essa todo mundo sabe: o café, porém, além dele vem o chá preto, refrigerantes e o mate.

E para finalizar, frutas cítricas. São ácidas demais para o estômago e causam dor.

Inclusive, estou com uma bela azia nesse momento que vos escrevo. Já tomei remédio duas vezes e nada. Preciso ir ao médico.

Uma dica que ajudou muito o meu pai a melhorar foi o chá de Espinheira Santa. É uma planta fácil de se encontrar na feira e realmente ajuda na cicatrização.

Beijos!

Mais informações sobre a gastrite acesse: Boa Saúde e consulte seu médico.

Trechos em itálico foram retirados do site Boa saúde.

Fonte de consulta sobre alguns alimentos: Minha Vida- Msn

3 comentários:

  1. oiii
    que interessante esse post!
    =)
    flor tem post novo la
    bjo
    tata v.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, nem me fale...
    Tenho Gastrite e jah tive essa bactéria H.Pylori...
    É realmente horrível e a dor eh insuportável!!!
    Nem sentir fome podemos!!!kkkkkkkkkkkkkk...
    Eu já tomei tudo qt é tipo de remédio...Alguns funcionaram e outros não...
    O q deu uma amenizada, foi qd fiz o tratamento para H.Pylori...35 dias tomando remédio...Os 7 primeiros dias são 8 comprimidos por dia...4 de manhã e 4 a noite...Os outros 28 dias, são de omeprazol...
    A caixa com esse 'kit' custa 100 reais...
    A bactéria sumiu após o tratamento, senti uma amenizada nas dores...Mas claro q a dor naum sumiu totalmente, pois a maldita gastrite ainda esta la... =/

    ResponderExcluir